"Acredito que seja (ou pelo menos deveria ser) a possibilidade do professor refletir junto com seus alunos como um historiador. Isso implicaria, por exemplo, redirecionar e alargar a compreensão dos discentes das categorias básicas da história enquanto processo: o tempo, a documentação, a inter-relação sujeito/objeto, etc.
Pensar os eventos ou episódios históricos em sala de aula a partir do lugar social do historiador daria ao professor - que, aliás, é o mesmo, não há espaço possível entre quem pesquisa e quem ensina - a oportunidade de compartilhar com os alunos acerca dos desafios e dos limites da ciência histórica no estudo do passado."
Pensar os eventos ou episódios históricos em sala de aula a partir do lugar social do historiador daria ao professor - que, aliás, é o mesmo, não há espaço possível entre quem pesquisa e quem ensina - a oportunidade de compartilhar com os alunos acerca dos desafios e dos limites da ciência histórica no estudo do passado."
Lígio Maia, professor de História Moderna e História Indígena da UFRN
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