Método: (s.m.) Maneira de dizer, de fazer, de ensinar uma coisa.1
"Delimitando de início o que seria o significado mais imediato da
palavra método percebemos que o método histórico pode ser visto como a maneira
com a qual construiremos o conhecimento histórico, quais ferramentas
utilizaremos, e também como as utilizaremos, sendo assim é imprescindível que o
historiador tenha pleno domínio dos mais variados métodos históricos, uma vez
que não só o possibilitará trabalhar em diversas linhas de pensamento, como
também trabalhar de várias formas diferentes uma mesma linha, construindo assim
revisões de conceitos e novas problemáticas, fazendo com que haja cada vez mais
um enriquecimento histórico e historiográfico.
No entanto o método não diz respeito apenas ao modus de produção
histórica, ele pode, e deve, ser incorporado da melhor forma possível também na
prática do ensino, facilitando assim não só a compreensão do aluno, mas também
seu desenvolvimento enquanto cidadão, uma vez que os métodos de se associar a
história com as realidades encontradas em sala de aula fazem os alunos
perceberem que a história é não uma ciência do passado, mas sim que busca no
passado uma compreensão do presente e para este soluções, ou seja,
independentemente de estar voltado para a pesquisa ou ensino o método é um
facilitador ou mesmo um catalisador para o conhecimento histórico, tornando a
história o que ela é por excelência, uma ciência viva."
_________________________
1. www.dicio.com.br/metodo/
Jefferson Lima, graduando em História na UFRN
"Toda profissão exige um
conhecimento especializado proveniente de sua área e tal conhecimento é o que
caracteriza e define uma profissão. Dessa forma, esse conjunto de conhecimento
precisa ser articulado de uma maneira que possa existir uma organização sistematizada
na qual valide a existência desse saber. É ai que o método histórico entra na
formação do profissional de história, pois a história como ciência precisa de
uma metodologia que a oriente, fazendo com que sua prática não seja aleatória e
passe a ter elementos que possibilitem a construção coerente de um saber."
Leonardo Paiva, graduando em História na UFRN
"O método histórico é fundamental para a formação de profissionais em
história, seja ele o que pretende se formar no grau de bacharel ou até mesmo o
de licenciatura. Inicialmente, a discussão sobre o método histórico, ainda
realizada em sala de aula, surge para que o aluno possa compreender melhor o
seu ofício, ficando consciente das discussões teóricas que são realizadas em
sua área. A partir disto, ele é apresentado ao método histórico. Toda ciência
precisa de um método, e, este método norteará as ações do profissional de História,
mesmo que algumas vezes ele não tenha consciência disso, pois o método é introjetado
no seu fazer diário. Portanto, ao pesquisar e produzir artigos e trabalhos
acadêmicos, o bacharel possui um método histórico específico, que o orientará,
resultando no seu produto. Esta teoria utilizada dialogará com outras, ou até
terá embates, contribuindo para o debate acadêmico. O professor, em sala de
aula, também será influenciado pelo método histórico que elegeu, que se
refletirá desde a concepção da sua aula, no planejamento das aulas, até o
desenvolvimento da sua aula com os alunos, sua forma de fazer atividades, de
aplicá-las, das provas escolhidas, entre outros. Portanto, o método histórico
tem função de orientar, ser um norte, e preparar o profissional de história
para o seu exercer diário ao longo da sua vida."
Bruno Chaves, graduado em História na UFRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário