sábado, 30 de agosto de 2014

A função do método histórico na formação dos profissionais em História, pelos alunos de História da UFRN


             Método: (s.m.) Maneira de dizer, de fazer, de ensinar uma coisa.1

"Delimitando de início o que seria o significado mais imediato da palavra método percebemos que o método histórico pode ser visto como a maneira com a qual construiremos o conhecimento histórico, quais ferramentas utilizaremos, e também como as utilizaremos, sendo assim é imprescindível que o historiador tenha pleno domínio dos mais variados métodos históricos, uma vez que não só o possibilitará trabalhar em diversas linhas de pensamento, como também trabalhar de várias formas diferentes uma mesma linha, construindo assim revisões de conceitos e novas problemáticas, fazendo com que haja cada vez mais um enriquecimento histórico e historiográfico.
No entanto o método não diz respeito apenas ao modus de produção histórica, ele pode, e deve, ser incorporado da melhor forma possível também na prática do ensino, facilitando assim não só a compreensão do aluno, mas também seu desenvolvimento enquanto cidadão, uma vez que os métodos de se associar a história com as realidades encontradas em sala de aula fazem os alunos perceberem que a história é não uma ciência do passado, mas sim que busca no passado uma compreensão do presente e para este soluções, ou seja, independentemente de estar voltado para a pesquisa ou ensino o método é um facilitador ou mesmo um catalisador para o conhecimento histórico, tornando a história o que ela é por excelência, uma ciência viva."
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1. www.dicio.com.br/metodo/

Jefferson Lima, graduando em História na UFRN


       "Toda profissão exige um conhecimento especializado proveniente de sua área e tal conhecimento é o que caracteriza e define uma profissão. Dessa forma, esse conjunto de conhecimento precisa ser articulado de uma maneira que possa existir uma organização sistematizada na qual valide a existência desse saber. É ai que o método histórico entra na formação do profissional de história, pois a história como ciência precisa de uma metodologia que a oriente, fazendo com que sua prática não seja aleatória e passe a ter elementos que possibilitem a construção coerente de um saber."

Leonardo Paiva, graduando em História na UFRN
  

"O método histórico é fundamental para a formação de profissionais em história, seja ele o que pretende se formar no grau de bacharel ou até mesmo o de licenciatura. Inicialmente, a discussão sobre o método histórico, ainda realizada em sala de aula, surge para que o aluno possa compreender melhor o seu ofício, ficando consciente das discussões teóricas que são realizadas em sua área. A partir disto, ele é apresentado ao método histórico. Toda ciência precisa de um método, e, este método norteará as ações do profissional de História, mesmo que algumas vezes ele não tenha consciência disso, pois o método é introjetado no seu fazer diário. Portanto, ao pesquisar e produzir artigos e trabalhos acadêmicos, o bacharel possui um método histórico específico, que o orientará, resultando no seu produto. Esta teoria utilizada dialogará com outras, ou até terá embates, contribuindo para o debate acadêmico. O professor, em sala de aula, também será influenciado pelo método histórico que elegeu, que se refletirá desde a concepção da sua aula, no planejamento das aulas, até o desenvolvimento da sua aula com os alunos, sua forma de fazer atividades, de aplicá-las, das provas escolhidas, entre outros. Portanto, o método histórico tem função de orientar, ser um norte, e preparar o profissional de história para o seu exercer diário ao longo da sua vida."

Bruno Chaves, graduado em História na UFRN
 

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